Vagas no TRF1 têm disputa acirrada

Todos os posts, Últimas notícias

O presidente Lula durante cerimônia no Palácio do Planalto, em Brasília – Evaristo Sa – 10.mar.2023/AFP

Com os holofotes voltados para a sucessão às vagas no Supremo Tribunal Federal (STF) e no Superior Tribunal de Justiça (STJ), uma importante disputa no Judiciário —a escolha dos juízes federais que serão promovidos a desembargadores do Tribunal Regional Federal da 1ª Região, em Brasília— vinha sendo eclipsada, mas acaba de ganhar novos contornos.

Divulgada pelo TRF-1 na noite de quarta-feira (22), a lista com nove nomes indicados à promoção traz, de fato, oito magistrados na disputa por seis das sete vagas originais, já que Marcelo Albernaz aparece pela terceira vez. Sua nomeação, portanto, está garantida por lei.

Cabe, então, ao presidente Lula (PT) escolher seis nomes entre os oito que constam na lista. Curiosidade: há pelo menos dois bolsonaristas convictos entre os candidatos.

Segundo pessoas ouvidas pela coluna, Candice Lavocat Galvão Jobim reúne duas condições que a deixam em posição de favoritismo nesta disputa: é mulher (o que vem ao encontro do discurso de equiparação de gênero do presidente Lula em suas nomeações) e nora do ex-ministro da Defesa e ex-presidente do STF Nelson Jobim.

Lula e Jobim, como se sabe, são muito amigos.

O TRF-1, em Brasília, é considerado o tribunal de segunda instância mais importante do país por abranger os conflitos federais de nove estados da federação.

A jornalista, escritora e colunista da Folha Cristina Serra recebeu convidados no lançamento de seu livro “Nós, Sobreviventes do Ódio: Crônicas de Um País Devastado”. O evento foi realizado na Livraria da Vila da Vila Madalena, na capital paulista, na segunda-feira (20). A cantora Eliete Negreiros e o geógrafo e secretário-executivo da Associação Mico-Leão-Dourado, Luis Paulo Ferraz, estiveram lá.

Folha de São Paulo