Alcolumbre tenta puxar tapete de Zanin no STF
Foto: Matheus Veloso/Metrópoles
Ex-presidente do Senado, Davi Alcolumbre tenta influenciar Lula na escolha do ministro do STF. O parlamentar trabalha pela nomeação de Luis Felipe Salomão, atualmente no Superior Tribunal de Justiça (STJ).
O Planalto vê o movimento com alguma preocupação. Isso porque Davi Alcolumbre é o atual presidente da poderosa Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado. E já mostrou, no governo Bolsonaro, que e é osso duro quando almeja indicar um aliado ao STF. No passado, segurou o quanto pôde a sabatina de André Mendonça para o Supremo.
Salomão conta, também, com outro aliado de peso na disputa contra Zanin: Alexandre de Moraes. Com trânsito no meio político, o ministro do STJ é elogiado por dirigentes partidários como Valdemar Costa Neto, presidente do PL, sigla com a maior bancada da Câmara e do Senado.
O recente engajamento de Alcolumbre ao nome de Salomão é visto no meio político como um sinal importante. Cristiano Zanin, contudo, ainda é apontado como o favorito para a vaga. Apoiado por Ricardo Lewandowski, Manoel Carlos de Almeida Neto também está no páreo.