Após Bolsonaro, só 10% dos brasileiros voam

Todos os posts, Últimas notícias

Márcio França, ministro de Portos e Aeroportos do governo Lula – Evaristo Sá-22.dez.2022/AFP

O ministro de Portos e Aeroportos, Márcio França, afirmou nesta quarta-feira (12) que o número de passagens vendidas voltou ao patamar pré-pandemia, mas se limitou a 10% dos brasileiros. Para o ministro, o primeiro desafio no setor é ampliar o acesso às passagens e permitir que mais pessoas possam voar.

“O Brasil no ano passado chegou a 90 milhões de passagens. É um número semelhante ao número que tínhamos antes da pandemia. Portanto, já voltamos ao mesmo padrão de antes da pandemia”, destacou o ministro.

“Entretanto, só 10% dos CPFs do Brasil voam nessas 90 milhões de passagens. Aí está nosso grande desafio. Fazer com que mais gente tenha acesso e possa voar”, afirmou durante fórum da Associação Brasileira da Infraestrutura e Indústrias de Base (Abdib).

França disse que os passageiros no Brasil voam cerca de um terço dos chilenos e colombianos. “Temos mais coisas a preencher do que só o problema do valor da passagem”, declarou.

Passagens de R$ 200
Em relação ao programa de passagens a R$ 200, o ministro disse que o projeto deve entrar em vigor no segundo semestre e terá como um dos eixos simplificar a compra de passagens. Segundo ele, a ideia de ter uma sistema mais simples para a compra de bilhetes vai ajudar as pessoas a viajar mais.

“Nós temos que quebrar essa lógica de que a aviação ou que as passagens de avião são inacessíveis. As pessoas nem sonham que podem viajar”, disse. ”Eu sempre acho que esses portais de compra são muito complexos. Não é uma coisa simplificada. A ideia do programa é simplificar, fazer com que a pessoa se sinta acolhida.”

Conforme França, a ideia é estimular o setor em meses “intermediários”, sem grande movimento. “Isso pode fazer com que não só dobremos o números de CPFs que estão voando no Brasil, mas acima de tudo fazer com que os aviões andem lotados nesses meses intermediários”, declarou.

O ministro afirmou ainda que está formatando com os aeroportos um mecanismo para compensar parte das taxas de embarque e desembarque aos passageiros.

G1