Comunicado conjunto Brasil-Rússia pede fim de sanções e hostilidades

Todos os posts, Últimas notícias

Hugo Barreto/Metrópoles

O ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, defendeu que o Brasil se posiciona a favor “do cessar fogo imediato, do direito humanitário e da paz duradoura” na guerra entre a Rússia e a Ucrânia. A declaração ocorreu nesta segunda-feira (17/4), após a reunião com o ministro de Negócios Estrangeiros da Rússia, Sergey Lavrov.

“Renovei a disposição brasileira em contribuir com uma solução pacífica para o conflito, recordando as manifestações do presidente Lula em fazer um grupo de países amigos para manifestar a paz no Leste Europeu”, explicou o ministro.

O chanceler brasileiro também criticou as sanções aplicadas ao governo russo em razão do conflito no Leste Europeu. As forças do Kremlin invadiram o território ucraniano em fevereiro do ano passado, em uma guerra que impactou severamente o cenário global.

“Reiterei a posição brasileira contra a aplicação de sanções unilaterais. Tais medidas, além de não contarem com a aprovação do Conselho de Segurança da ONU, têm impacto negativo sobre as economias de todo mundo, em especial dos países em desenvolvimento”, prosseguiu.

Metrópoles