Congresso pode criar dia de Marielle

Destaque, Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Suamy Beydoun/Agif/Estadão Conteúdo

O governo enviou uma mensagem ao Congresso Nacional pedindo a retirada de urgência na discussão do Projeto de Lei que institui o “Dia Nacional Marielle Franco de Enfrentamento da Violência Política de Gênero e Raça”. O despacho foi publicado nesta quarta-feira (26), no Diário Oficial da União.

A proposta é assinada pela ministra das Mulheres, Cida Gonçalves, e pela ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco — irmã de Marielle. O projeto prevê que a data seja instituída no dia 14 de março, que é a mesma data que marca o assassinato da vereadora.

Com a retirada da urgência, o projeto terá de seguir o rito normal do Congresso, passando pelas comissões temáticas, o que pode tornar a aprovação mais lenta.

A proposta foi enviada para o Congresso Nacional em março. As ministras afirmam que o projeto tem como objetivo “conscientizar a sociedade a respeito das violências sofridas pelas mulheres no ambiente político, em especial, mulheres negras”.

Marielle Franco era vereadora do Rio de Janeiro e foi assassinada no dia 14 de março de 2018. Além dela, Anderson Gomes, motorista do carro em que a vereadora estava, também foi executado.

As investigações ainda não esclareceram quem mandou matar Marielle. A principal linha de investigação é que a motivação da morte seja política.

G1