Oposição nem sabe o que quer com CPI sobre 8/1
Foto: EVARISTO SA / AFP
O deputado federal Reginaldo Lopes (PT-MG) disse no UOL News que a oposição não tem estratégia definida para a instalação de uma CPI dos atos golpistas de 8/1.
“Tem um movimento de pedido de CPI na Câmara e CPMI. De fato, ainda, eles não têm uma estratégia de qual seria o caminho que eles mesmos defendem. Acho que os órgãos e instituições que estão investigando esses atos vão apontar os responsáveis”.
Apesar das investigações em curso na Justiça, o parlamentar diz que caso a CPI seja instalada, é preciso investigar a trama política e militar por trás dos atos.
“Uma CPI também pode investigar três núcleos que articularam e continuam tentando articular um golpe contra a democracia brasileira ou tirar a estabilidade de um governo legítimo, eleito no dia 30 de outubro”.
“Há um núcleo político que precisa ser cada vez mais investigado, que é quem que está por trás e quem conspira contra o próprio modelo da democracia brasileira; o núcleo mais econômico, que é quem está financiando todo esse movimento para criar um sentimento de instabilidade no Brasil; e tem o núcleo militar, que precisa ser mais esclarecido como eles participaram desses atos de 8 de janeiro”.
Como Bolsonaro percebeu que não ia conseguir conquistar o Nordeste com propostas, então decidiu que o eleitor nordestino não era apto para votar”. Esses inquéritos mostram como esse golpismo bolsonarista estava estruturado e mostra que Bolsonaro, em determinado momento, percebeu que não podia ganhar na urna e estava apelando descaradamente”.