Por que mulheres de presidentes têm que responder por móveis?
Janja e Michelle Bolsonaro – Imagem: Reprodução e Isac Nóbrega/PR
A colunista do UOL Madeleine Lacsko disse no UOL News que a discussão “séria” envolvendo patrimônio público dos móveis do Palácio da Alvorada virou briga de primeira-dama entre Michelle Bolsonaro (PL) e Janja. A gente pegou uma discussão séria de patrimônio público para virar rinha de primeira-dama, pois isso atende a fantasia machista nacional. A Michelle está surfando em cima disso e indo adiante”.
Além disso, a colunista avaliou que um país “tão descaradamente machista” contribui para essa discussão de Michelle e Janja.
“Móvel de casa é coisa de mulher, né? É um país tão machista, tão profunda e descaradamente machista, que a primeira-dama não é oficialmente parte do governo, e elas duas estão sendo cobradas por quê? Por serem mulheres. Quem que lida com móveis e decoração? Mulher”.
O que aconteceu
Michelle disse que os móveis removidos do Alvorada eram de sua família. Ela afirmou que pertenciam à casa em que ela, Jair Bolsonaro e a filha do casal, Laura, moravam no Rio de Janeiro.
O pedido para levar os móveis da família para Brasília teria sido de sua filha. Michelle disse ter utilizado os próprios lençóis em sua cama e nos quartos de visitantes, “porque eu entendi o momento que estávamos vivendo”.
Sem citar nomes, Michelle cutucou o presidente Lula e a atual primeira-dama, Janja: “Infelizmente os que pregam a humildade, a simplicidade, não querem viver no simples, tá? Zombando e brincando com o dinheiro do contribuinte”.
A nova líder do PL Mulher disse que existe um setor do patrimônio, “que fiscaliza e cuida de todos os móveis do Alvorada”. “Agora eu sugiro a CPI dos Móveis da Alvorada”, ironizou. 83 móveis do Palácio do Alvorada ainda estão desaparecidos, disse o governo Lula. O levantamento se refere à situação deixada por Jair Bolsonaro, que desocupou o local em dezembro, aponta a gestão petista.
“Que fique bem claro que os móveis que saíram do quarto e da sala eram os móveis da minha casa, da minha casa no Rio de Janeiro, assim como mostro nos registros de Natais, momentos em família e eu tenho como provar.” – Michelle Bolsonaro, em vídeo postado no Instagram
“O Brasil está em uma situação horrível: são as primeiras-damas querendo se colocar politicamente. A Michelle está meio que candidata, tanto que já foi anunciada pelo presidente do PL. A Janja também se coloca como figura política. Estamos tendo um debate entre duas primeiras-damas que é absolutamente fora do normal da política. As duas estão começando a colocar as asas de fora para entrar na política”.
As duas estão se colocando na política e estão colocando o país em uma discussão extremamente extemporânea”.