Presidente do Conselho de Ética da Câmara espera pedreira

Todos os posts, Últimas notícias

Deputado Leur Lomanto Júnior — Foto: Divulgação/Câmara dos Deputados do Brasil

Minutos após ser eleito para presidir o Conselho de Ética da Câmara, o deputado Leur Lomanto Júnior (União-BA) afirmou nesta quarta-feira que os trabalhos do colegiado são desafiadores especialmente em função dos reflexos da eleição polarizada nos trabalhos do Poder Legislativo.

“Temos grande desafio pela frente. Precisamos zelar pela boa imagem da Câmara. A gente vive um momento conturbado. Saímos de eleição polarizada e isso vem refletindo nos debates Brasil afora e nos debates aqui dentro”, disse o parlamentar baiano.

“Temos missão de não ser um conselho meramente punitivo, mas também de poder aconselhar, dialogar, pois não podemos permitir que continue como está”, completou.

Além de Lomanto Júnior, os deputados Albuquerque (Republicanos-RR) e Bruno Ganem (Podemos-SP) foram eleitos para primeira e segunda vice-presidência da comissão, respectivamente.

Os três foram eleitos com apoio unânime dos membros do Conselho de Ética.

Durante a sessão, o deputado Chico Alencar (Psol-RJ) destacou que o que está vigorando no Legislativo “é a raiva e o xingamento” e defendeu que o Conselho de Ética esteja “atento a esse clima”.

O parlamentar avaliou que o colegiado deveria discutir padrão de comportamento parlamentar e sugeriu que a comissão ajudasse na elaboração de “um código de comportamento parlamentar para que mentiras e xingamentos não prevaleçam”.

Valor