Weintraub é punido por acusação de tráfico a universidades

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles

A Comissão de Ética da Presidência da República decidiu punir um ex-ministro e um ex-secretário que atuaram durante o governo do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

O ex-ministro da Educação Abraham Weintraub foi penalizado por manifestações públicas antiéticas contra universidades federais. Em 2019, Weintraub declarou — sem provas — que as instituições públicas plantavam maconha e usavam laboratórios para produzir drogas sintéticas.

Já o ex-secretário de Cultura, hoje deputado federal, Mário Frias, foi censurado por violar normas éticas em publicação que fez nas redes sociais em 2021. O político fez comentário racista sobre o historiador negro Jones Manoel. Na ocasião, ele afirmou que ele “precisa de um bom banho”.

A comissão ainda abriu um processo disciplinar contra o ex-ministro do Turismo, Gilson Machado, por declaração que ele fez sobre o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). O ex-ministro afirmou que o petista precisa de uma dose de cachaça para conversar com o povo.

A punição da comissão de ética é uma espécie de reprimenda da administração pública que fica marcada no currículo da pessoa. Na prática, pode prejudicar promoções de funcionários na administração pública.

Metrópoles