MPF vai investigar relatório da ABIN sobre 8/1

Destaque, Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Agência Brasil

O MPF (Ministério Público Federal) pediu que o Senado forneça cópia dos relatórios de inteligência recebidos pela Comissão Mista de Controle das Atividades de Inteligência (CCAI) sobre os atos golpistas do dia 8 de janeiro.

A petição é do coordenador do Grupo Estratégico de Combate aos Atos Antidemocráticos da Procuradoria-Geral da República, Carlos Frederico Santos, e foi encaminhada hoje, ao relator do caso no STF (Supremo Tribunal Federal), Alexandre de Moraes.

Informes emitidos pela Abin (Agência Brasileira de Inteligência) alertavam sobre risco de violência no dia 8 de janeiro em Brasília. Ao todo, foram 19 informes entre os dias 2 e 8 de janeiro. As informações estão reunidas em um documento sigiloso enviado pelo GSI no dia 20 de janeiro à comissão do Congresso. Esses relatórios contradizem a versão do GSI (Gabinete de Segurança Institucional) e do Ministério da Justiça de que não houve aviso sobre a escalada das manifestações. O grupo que apura os fatos na PGR (Procuradoria-Geral da República) pediu o material por se tratar de “fonte de documentos que interessam à elucidação dos fatos em apuração” e disse que o sigilo não se justifica porque os atos já terminaram. No pedido, o procurador requer que Moraes requisite à Abin o envio de cópias de todos os relatórios de inteligência, relatórios informativos e registros de informação, produzidos entre 1º e 8 de janeiro de 2023, e que tenham relação com os atos praticados contra as sedes dos três Poderes, além de todos os relatórios remetidos à CCAI com o mesmo objeto, inclusive os mencionados nas matérias jornalísticas.

Uol