Após ser alvo da PF, Do Val dará festa

Destaque, Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Amanda Perobelli/Reuters

O senador Marcos do Val (Podemos-ES) deve lançar nesta sexta-feira (16) um livro que conta como foram os primeiros quatro anos dele no Senado federal. O evento também vai comemorar seu aniversário de 52 anos. O evento acontece um dia depois de ter sido alvo de uma operação da Polícia Federal.

A cerimônia está marcada para ocorrer às 19h desta sexta-feira (16), na Avenida Saturnino Rangel Mauro, no bairro Jardim da Penha, em Vitória.

Conforme mostra o convite privado do evento enviado a amigos e aliados e que o g1 teve acesso, o parlamentar vai aproveitar a oportunidade para comemorar o aniversário de 52 anos.

“O senador Marcos do Val tem a satisfação de convidá-lo(a) para o lançamento do livro que registra a sua trajetória e os quatro primeiros anos de mandato no Senado Federal. Na ocasião, também será comemorado o seu aniversário”, diz o texto no convite.

Senador Marcos do Val está em Vitória para lançamento de livro marcado para ocorrer nesta sexta-feira (16) — Foto: Reprodução

Ao todo, a Polícia Federal cumpriu dois mandados de busca e apreensão em endereços ligados a ele no Espírito Santo. Além disso, agentes da corporação vasculharam seu gabinete no Senado, onde o acesso a jornalistas chegou a ser proibido.

A assessora de imprensa do senador disse que do Val não foi detido, não prestou depoimento hoje (quinta-feira) e não chegou a ir para a sede da Polícia Federal no Espírito Santo. À noite, foi confirmado que o senador deve depor na polícia apenas no início da próxima semana.

O depoimento também foi determinado pelo ministro Alexandre de Moraes.

O Twitter, Facebook e Instagram derrubaram as contas oficiais do senador Marcos do Val (Podemos-ES), após determinação de bloqueio feita pelo Supremo Tribunal Federal (STF).

A primeira rede social a sair do ar foi o Twitter, caindo por volta das 17h. Já por volta das 18h, foram bloqueados o Instagram e o Facebook, onde o senador contabilizava mais de 940 mil e 3,6 milhões de curtidas, respectivamente.

Marcos do Val é investigado por obstruir investigações sobre os atos golpistas de 8 de janeiro. Indícios que basearam a operação são postagens do senador em redes sociais. Por conta disso, o ministro Alexandre de Moraes também determinou que o senador preste depoimento.

Em fevereiro deste ano, do Val acusou o ex-presidente Jair Bolsonaro e o ex-deputado Daniel Silveira de organizarem uma reunião, no fim do ano, para propor o envolvimento do senador em um plano de golpe de Estado.

De acordo com apuração divulgada pela jornalista Julia Dualibi, na GloboNews, os mandados de busca e apreensão contra o senador estão respaldados em investigação que apura a prática dos seguintes crimes previstos no Código Penal, incluindo os que foram inseridos pela Lei 14.197/2021, que tata dos crimes contra as instituições democráticas:

Artigo 153: divulgar sem justa causa conteúdo de documento particular ou de correspondência confidencial, de que é destinatário ou detentor, e cuja divulgação possa produzir dano a outro. A pena é de detenção de um a seis meses ou multa;
Artigo 288: associar-se a três ou mais pessoas para o fim de cometer crimes (associação criminosa). A pena é de um a três anos de reclusão;
359-M: tentar depor o governo legitimamente constituído por meio de violência ou grave ameaça (golpe de estado). A pena vai de 4 a 12 anos de reclusão;
359-L: tentar, com emprego de violência ou grave ameaça, abolir o Estado Democrático de Direito (abolição violenta do Estado Democrático de Direito). A pena varia de 4 a 8 anos de reclusão.

Antes de ser político e se tornar senador já na primeira eleição que disputou, Marcos Ribeiro do Val (Podemos), foi militar do Exército Brasileiro no 38º Batalhão de Infantaria e instrutor da SWAT (grupo de elite da polícia americana).

Marcos do Val nasceu em Vitória 1970. De acordo com o site oficial, o senador é mestre em Aikido, especialista em Resgate de Reféns, abordagens táticas, CQB (combate a curta distância), Planejamento Operacional e fundador de uma empresa especializada no desenvolvimento de técnicas de imobilizações táticas.

Segundo o próprio site, o senador levou treinamentos a agentes da SWAT (grupo de elite da polícia), Nasa (agência espacial), FBI (polícia federal) e dos Navy Seals (Marinha americana), todos nos Estados Unidos.

À frente da empresa, Marcos do Val passou a prestar consultorias a várias corporações no Brasil e em outros países como EUA, China, França, Espanha, Luxemburgo, Bélgica, Itália, Portugal, Argentina, Chile, Paraguai, Uruguai, Equador e Colômbia.

Marcos do Val também treinou atores e figurantes do filme Tropa de Elite, além de participar de programas de TV e ser ativo nas redes sociais.

G1