Deputado bolsonarista que posou com Lula se afasta do mandato

Destaque, Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Reprodução

Quase dois meses após ter se tornado alvo de críticas da ala bolsonarista do PL por foto ao lado do presidente Lula (PT), o deputado federal Yury do Paredão (CE) pediu licença do seu mandato. Para a Câmara dos Deputados, ele solicitou nesta quarta-feira o afastamento por quatro meses para “tratar de interesse particular”. Em nota, a Casa esclareceu que, neste período, ele não receberá remuneração.

Em seu lugar, a vereadora de Fortaleza Priscila Costa assume a cadeira, momento que definiu como “especial” para sua jornada política. Costa é bem mais alinhada ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e é empenhada na defesa das pautas conservadores, como a criminalização do aborto e das drogas. A posse temporária ocorre na manhã desta sexta-feira.

Em maio deste ano, Yury do Paredão desagradou os dirigentes do partido ao comparecer a um evento com Lula. “É uma honra recepcionar o presidente Lula em minha cidade Juazeiro do Norte, ao lado do Senador e Ministro da Educação, Camilo Santana, o governador do Ceará, Elmano Freitas, e o líder do Governo na Câmara, deputado Zé Guimarães. Estamos ansiosos para discutir ideias e soluções para o desenvolvimento do nosso estado. Juntos, podemos construir um Ceará mais forte e justo para todos”, disse à época.

Na ocasião, parlamentares mais radicais chegaram a defender a expulsão do deputado cearense do partido, o que não ocorreu. A licença, no entanto, vem em boa hora para o partido que testará um nome mais conservador na vaga.

Desde o início de seu mandato, o parlamentar fez acenos ao governo federal. Em fevereiro deste ano, quando o Planalto articulava para evitar uma Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) dos ataques golpistas do dia 8 de janeiro, ele chegou a retirar sua assinatura do requerimento.

— Tenho uma posição de independência do PL, sempre estive aberto ao diálogo e focado principalmente na democracia. Com certeza terei discordâncias com qualquer governo, mas a política tem que performar em cima de pautas. Ser oposição ferrenha vai atrapalhar o andamento das melhorias — disse em entrevista.

Levantamento recente do GLOBO com base nas redes sociais e no comportamento em votações aponta que, dos 99 deputados federais da sigla, 34 mostram abertura ao diálogo com Lula. Outros 65, por sua vez, demonstram oposição ferrenha à gestão petista. Entre os deputados de estados do Nordeste, do qual Yury faz parte, a adesão a Lula chega a 52% da bancada.

O Globo