Este é o quarto encontro de Fernandéz e Lula
Foto: Sergio Lima/AFP
Logo mais, ao meio dia, Alberto Fernández desembarca pela terceira vez em Brasília desde o início do mandato de Lula. Já esteve em Brasília no início e no fim de maio — no dia 2 numa reunião bilateral e no dia 30 no encontro conjunto com dez países da América do Sul. Será o quarto encontro com Lula este ano (sim, teve ainda uma visita do petista a Buenos Aires em janeiro).
Na reunião de hoje, serão comemorados os 200 anos de relações diplomáticas entre Brasil e Argentina.
Há um outro tema que ficará de fora, mas que se dependesse dos dois presidentes seria o principal: conseguir algum tipo de ajuda financeira ao quebrado país que Fernández preside.
Lula empenhou-se para que esse auxílio pudesse ser dado.
Em maio, quando recebeu Fernández em Brasília, Lula anunciou que tentaria articular com os Brics um socorro à Argentina. Mas não rolou.
Lula, de fato, pediu a Dilma Rousseff que quebrasse o galho dos hermanos, concedendo-lhes um empréstimo. Dilma, porém, consultou o estatuto do banco dos Brics e respondeu que não havia jeito de resolver o problema. Lula não gostou muito. Chegou a dizer a um interlocutor que pediu mais “criatividade” a Dilma — mas nada feito.