Filho 01 é aconselhado a declarar apoio a Zanin

Destaque, Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Brenno Carvalho/Agência O Globo

O senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) tem sido fortemente aconselhado por aliados e integrantes do ex-governo do pai a declarar publicamente voto a favor da aprovação de Cristiano Zanin no Supremo Tribunal Federal (STF).

A portas fechadas, Flávio sinalizou que há grande chance de decidir pela aprovação do advogado de Lula na corte, que passa pelo crivo do Senado. O filho de Bolsonaro, no entanto, tem deixado claro que não fará nenhum gesto sem combinar o jogo com o pai.

Os conselheiros argumentam para Flávio, que ele também é advogado, e que deveria falar abertamente que votará pela aprovação de Zanin em respeito à liturgia do direito.

Outro ponto defendido é que, com o gesto, Flávio faz um aceno direto ao Supremo. Como informou a coluna, aliados e ex-integrantes do governo Bolsonaro estão se mobilizando pela aprovação de Zanin como estratégia para tentar restabelecer pontes com o STF.

Tanto Flávio quanto o pai têm evitado fazer críticas públicas à indicação de Zanin. Flávio já disse em entrevistas que considera positivo Lula indicar um advogado, mas ponderou a relação próxima entre ambos. Já Bolsonaro falou, no início do mês, que a indicação ao STF é de competência privativa do presidente.

O Globo