Ministra diz que próxima indicada ao STF será mulher

Destaque, Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Reprodução

A ministra das Mulheres, Cida Gonçalves, afirmou acreditar que Lula considerará a igualdade de gênero e a diversidade ao indicar um ministro para a vaga de Rosa Weber, que se aposentará do STF em outubro.

“Defendo mulheres nos espaços de poder. Acho que vamos avançar. O Lula vai considerar isso na hora de nomear e vai ouvir com carinho”, disse a ministra, em entrevista à coluna.

“Ele ouvirá ministros e outras pessoas, mas acredito que não vai diminuir [o número de mulheres no STF]. Não significa que eu vou influenciar, mas acredito que o presidente Lula tem sensibilidade suficiente para perceber isso”, declarou Cida.

Questionada sobre a possibilidade de uma mulher negra assumir a cadeira de Rosa Weber, a ministra disse que vê uma abertura para Lula promover a diversidade na Suprema Corte. Nunca uma mulher negra foi indicada para o STF.

“Vejo espaço para ter diversidade. O presidente Lula tem mostrado isso, ele está discutindo. A fala dele na França foi muito importante, dizendo que os países precisam enfrentar a desigualdade racial, de gênero e ambiental. Ele tem colocado essas questões, são uma pauta permanente dele. Então, espero que sim”, afirmou.

Na entrevista, Cida Gonçalves também deu detalhes sobre a lei que torna obrigatória a igualdade salarial entre homens e mulheres e falou sobre como o governo Lula está lidando com as previsões legais para o aborto.

Metrópoles