TRE-PR muda relator da cassação de Moro

Destaque, Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Pedro França/Agência Senado

O desembargador Mario Jorge do TRE do Paraná está prestes a deixar a relatoria das ações em que PT e PL pedem a cassação do mandato de Sergio Moro no Senado. Responsável por unir os processos e liberar a produção de provas na semana passada, o magistrado terá seu mandato como desembargador substituto encerrado no dia 4 de julho.

O destino dos casos contra o senador, no entanto, só será definido daqui a duas semanas.

Para a vaga aberta com a saída de Helton Jorge, o TJ do Paraná, responsável pela cadeira, elegeu o desembargador Luciano Carrasco Falavinha. Ele ocupará o posto de substituto ao lado de D’Artagnan Serpa Sá, cujo mandato vai até dezembro.

Ou seja, Serpa Sá já está no cargo e passaria a ser o número um na substituição. Já Falavinha, o número dois, ocupa especificamente a vacância deixada por Helton Jorge.

Mas então quem fica com a relatoria sobre Moro?

Segundo o TRE, a definição só vai ocorrer a partir do próximo dia 5. Será por distribuição via sistema, ou seja, por sorteio entre os dois magistrados.

O “herdeiro” dos casos irá conduzir as oitivas de testemunhas e analisar as provas que serão juntadas pelo União Brasil e pelo Podemos, atual e ex-partido de Moro, respectivamente — e definir outras diligências, se necessário.

O Globo