TSE e STF vão impedir Câmara de anistiar Bolsonaro

Destaque, Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Fabiano Rocha/Ag. O Globo

O plano bolsonarista, capitaneado por Sanderson (PL-R), de anistiar Jair Bolsonaro via projeto de lei na Câmara, caso o ex-presidente seja condenado à inelegibilidade no TSE, já despertou o alerta do PDT.

Autor da ação contra Bolsonaro na Justiça Eleitoral, o partido de Carlos Lupi está acompanhando a movimentação por um perdão a crimes eleitorais cometidos nos últimos oito anos (incluindo 2022, é claro) e, ante à remota possibilidade de a pauta avançar no Legislativo, pretende discutir a validade dela no Judiciário.

Walber Agra, advogado que representa o PDT no TSE, avalia como inconstitucional a tentativa de Sanderson de reverter no Congresso a iminente decisão dos ministros eleitorais contra Bolsonaro. E, desde já, prepara os argumentos para judicializar a questão, se necessário, uma vez finalizado o julgamento e protocolada a proposta.

Apesar de pouco viável, a iniciativa de Sanderson está sendo interpretada por outros parlamentares como uma tentativa de manter a base bolsonarista aglutinada. E de simular uma reação de seus representantes, ainda que o próprio Bolsonaro, seu entorno próximo e o PL entendam a inelegibilidade como certa.

O Globo