Zanin estreia no STF em agosto
Foto: Dorivan Marinho/SCO/STF
A posse do advogado Cristiano Zanin como novo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) deve ficar apenas para agosto, depois do recesso do Poder Judiciário. Indicado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), Zanin teve seu nome aprovado pelo Senado em votação nesta quarta-feira (21).
Segundo fontes da Corte, não haveria tempo hábil para organizar a cerimônia ainda para junho, em meio a uma série de julgamentos importantes, como o juiz das garantias.
A presidente do STF, ministra Rosa Weber, conversou por telefone com Cristiano Zanin, que teve sua indicação para Corte aprovada nesta noite pelo Senado. A ligação partiu de Zanin. Segundo o STF, nesta quinta-feira (22), o futuro ministro irá ao STF para se reunir com Weber e dar início às tratativas da posse.
Ministros do STF parabenizaram Zanin por ter sido aprovado pelo Senado Federal – por 58 votos a 18 – como novo ministro do Supremo, indicado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
O ministro Dias Toffoli diz que recebeu “com satisfação” a aprovação de Zanin no Senado, “por larga margem de votos”. Segundo Toffoli, o advogado chega para agregar valor à Corte.
“Com certeza somará ao STF com todo seu brilho, inteligência, capacidade e sua lhaneza. Com certeza será um grande ministro do STF, honrando a Corte e honrando o Brasil.”
O ministro Luís Roberto Barroso, do Supremo Tribunal Federal (STF), também parabenizou o novo colega. “Sempre atuou com elevada qualidade profissional”, disse, em nota.
“Tenho dele a visão de advogado sério, competente e ético mesmo diante de adversidades. Dou-lhe as boas-vindas”, completou Barroso.
Colega de Barroso na Corte, o ministro Nunes Marques também cumprimentou o novo ministro. “Parabenizo o Ministro Cristiano Zanin por sua aprovação pelo Senado Federal e desejo muito sucesso no desempenho da magistratura no STF”, disse em nota.
André Mendonça, que a exemplo de Nunes Marques foi indicado pelo ex-presidente Jair Bolsonaro, disse que Zanin tem “muito a contribuir”. “Parabéns ao Ministro Cristiano Zanin pela aprovação no Senado. Trata-se de um jurista preparado e que tem muito a contribuir com o Sistema de Justiça em nosso país.”
Mais cedo, o presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Alexandre de Moraes, também cumprimentou o novo ministro pela aprovação no Senado. “Tenho absoluta certeza de que o Brasil ganhará com sua atuação competente e corajosa em nossa Suprema Corte”, escreveu o ministro, em nota.
Edson Fachin disse que a indicação e a rápida aprovação pelo Senado foram um gesto de “deferência” com a Corte. “O Supremo Tribunal Federal volta a ter sua composição completa com um novo integrante para continuar honrando a missão democrática almejada pela Constituição cidadã. Ao novo Ministro os nossos cumprimentos.”