Aumento de nota de crédito cala críticos da Petrobrás

Destaque, Reportagem, Todos os posts

Foto: Solvency Ii Wire

A Fitch Ratings, uma das três maiores agências de classificação de risco do mundo, elevou a nota de crédito da Petrobras e de mais 18 empresas brasileiras.

O chamado “rating soberano” da Petrobras e das outras companhias nacionais subiu de “BB” para “BB+”, com perspectiva estável.

Além da Petrobras, a Fitch aumentou a nota de outras 18 empresas:

Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp)
Companhia Energética de São Paulo (Cesp)
Companhia de Gás de São Paulo (Comgás)
MRS Logística
Energisa Minas Rio
Energisa Paraíba
Energisa Sergipe
Aché Laboratórios Farmacêuticos
Transportadora Associada de Gás (TAG)
Globo Comunicação e Participações
Rumo
Localiza
Engie Brasil
Rede D’Or
Energisa
Taesa
BR Malls
Alupar

Em nota, a Petrobras comentou a elevação de sua nota de crédito: “A Petrobras informa que a agência de classificação de risco Fitch elevou sua nota de crédito de BB- para BB, como reflexo da melhora na nota da República Federativa do Brasil”.

A elevação da nota de crédito dessas 19 empresas brasileiras ocorre dias depois de a Fitch ter aumentado o “rating soberano” do Brasil, de “BB-” para “BB”, também com perspectiva estável.

A decisão é um termômetro importante para o mercado financeiro porque indica que a agência de classificação vê o Brasil com maior capacidade de honrar seus compromissos financeiros.

As agências de classificação de risco são empresas privadas que avaliam a saúde financeira de países e empresas. Com base em critérios como juros, dívida, capacidade fiscal e outros, as agências concedem uma nota de crédito.

Metrópoles