Cade pode tirar da Globo monopólio do futebol
Foto: MB Media/Getty Images
Uma briga antiga do Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica) com a TV Globo, sobre a qual já falamos aqui na coluna em março e outubro de 2022, agora foi reaberta para valer e pode provocar alguns estragos à emissora.
O Cade, segundo o site F5, retomou o inquérito que investiga um eventual monopólio da Globo nas transmissões de futebol no Brasil, e agora incluiu no processo a Federação de Futebol do Rio de Janeiro (Ferj), que contesta a rescisão do contrato do Campeonato Carioca em 2020, segundo a entidade, de forma unilateral.
Flamengo, Red Bull Bragantino, Bahia e Athletico PR, clubes que se sentem de alguma forma se sentem prejudicados pela Globo, também foram procurados pelo Conselho de Defesa Econômica.
Em junho último, houve diversos encontros entre os envolvidos, e a Ferj emitiu nota com detalhes sobre o que disse ao Cade.
“O Cade queria saber em quais circunstâncias se deu a rescisão do contrato com a Globo, após a edição da Medida Provisória 934. Explicamos a cronologia dos fatos e indicamos que os detalhes acerca da questão estão especificados nas ações movidas pela Ferj/Clubes em face da Globo em razão da rescisão unilateral. Alertamos o Cade que os processos tramitam em segredo de Justiça. O órgão indicou que irá verificar junto ao judiciário a possibilidade de acesso”, diz a nota.
Questionado pelo F5 sobre os motivos que o fizeram retomar um inquérito parado desde 2021, o Cade diz apenas que “não comenta investigações em andamento”.