Lula participará de encontro de líderes progressistas europeus

Destaque, Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Reprodução

O Ministério das Relações Exteriores informou nesta quinta-feira (13) que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) aproveitará a cúpula da próxima semana, em Bruxelas (Bélgica), para participar de um encontro de líderes progressistas.

A informação foi dada pela secretária de Europa e América do Norte do Itamaraty, Maria Luisa Escorel de Moraes, em entrevista coletiva sobre a viagem de Lula.

Ele vai participar da cúpula que reunirá países da Comunidade dos Estados Latino-Americanos e Caribenhos (Celac) e da União Europeia. Segundo Maria Luisa Escorel, o convite a Lula para o encontro de líderes progressistas partiu de Stefan Lofven, ex-primeiro-ministro da Suécia.

Ainda de acordo com a secretária, além de Lula, deverão participar do encontro chefes de Estado ou de governo dos seguintes países:

Argentina;
Chile;
Colômbia;
Portugal;
República Dominicana;
Alemanha;
Dinamarca;
Espanha.

Desde que tomou posse, em janeiro deste ano, Lula tem dedicado boa parte da agenda à política externa, afirmando que busca colocar o Brasil em posição de protagonismo no cenário internacional.

Nessa estratégia, tem tido diversos encontros com políticos historicamente ligados a ele ou ao campo político de esquerda.

Ele se encontrou, por exemplo, diversas vezes com o presidente argentino, Alberto Fernández; recebeu em Brasília o presidente da Venezuela, Nicolás Maduro; e participou do encontro do Foro de São Paulo, grupo que reúne sindicalistas e partidos de esquerda latino-americanos.

Somados os dois blocos, Celac e União Europeia reúnem 60 países. A última cúpula aconteceu em 2015, também na Bélgica.

Segundo o Itamaraty, a avaliação do governo brasileiro é que, como os países têm interesses comuns, o encontro da próxima semana pode dar “impulso” às relações bilaterais.

A expectativa é que a cúpula da próxima semana discuta temas como:

mudança do clima e transição justa e sustentável;
transição digital inclusiva e justa;
segurança cidadã e combate ao crime transnacional;
comércio e desenvolvimento sustentável;
recuperação global pós-pandemia.

Ainda de acordo com o Itamaraty, a agenda do presidente Lula na Bélgica envolverá outros compromissos, entre os quais:

plenária sobre “reforma da arquitetura financeira internacional”;
fórum empresarial;
reuniões bilaterais com representantes da Bélgica, Áustria e Suécia.
Lula viajará para Bruxelas no próximo domingo (16), participará da cúpula na segunda (17) e na terça-feira (18), e deve retornar em seguida ao Brasil.

G1