Nas redes, Bolsonaro encolhe e Lula cresce
Foto: Pierre-Philippe Marcou/AFP e Cristiano Mariz/O Globo
Aqui você vê o resultado das contas, no Instagram, do presidente Lula e do ex-presidente Jair Bolsonaro no primeiro semestre de 2023. Os dados são do Crowdtangle, plataforma do Facebook que monitora as redes sociais. Aos números.
De janeiro até o final de junho, Lula ganhou 356,7 mil novos seguidores, um crescimento de “apenas” 2,82% ao analisar o tamanho do perfil do petista na rede social. O presidente terminou o semestre com 12,99 milhões de contas acompanhando o seu perfil (já chegou aos 13 milhões agora em julho).
O resultado de Bolsonaro foi pior. O ex-presidente encerrou os seis primeiros meses do ano no vermelho: perdeu 110,7 mil seguidores. A queda percentual, porém, foi quase imperceptível, com redução de apenas 0,4%. O militar tem 25,2 milhões de seguidores no Instagram.
Entre as interações, certo equilíbrio, apesar de Lula ter pouco mais da metade de seguidores de Bolsonaro. Entre likes e comentários, o ex-presidente somou 76 milhões de interações, enquanto o petista contabilizou 67 milhões.