Programas sociais petistas fortalecem governo Lula

Destaque, Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Roberta Aline / MDS

As políticas públicas do governo Lula com a maior aprovação do público são os programas sociais, segundo pesquisa do Instituto de Pesquisa de Reputação e Imagem (IPRI) encomendada pelo Palácio do Planalto.

O instituto mediu a avaliação do governo em diferentes áreas. Os programas sociais, como o Bolsa Família, são avaliados por 39% como ótimos ou bons e por 33% como regular. Apenas 22% os consideram ruins ou péssimos sob a gestão de Lula. A área é conduzida pelo ministro do Desenvolvimento Social, senador petista Wellington Dias.

A “atenção às crianças” e proteção ao meio ambiente também vão bem, com 30% de ótimo ou bom cada. Já os itens com a menor aprovação são a prevenção ao uso de drogas, que 7% avaliam como ótima ou boa, e combate à corrupção, com 13% de avaliação positiva.

A pesquisa também mediu como os que recebem o Bolsa Família o avaliam em relação ao Auxílio Brasil, nome usado durante o governo Jair Bolsonaro. Entre os beneficiários, 58% acreditam que o programa é melhor que no ano passado; 27% opinam que é igual e 11% acham que piorou.

No público em geral, a maioria dos entrevistados tem opiniões negativas sobre o Bolsa Família: 73% concordam que “favorece a acomodação” das pessoas mais pobres, 72% acreditam que as pessoas “ficam dependentes” do programa e 53% disseram que ele incentiva a ter mais filhos.

Apesar disso, só 30% concordam com a afirmação de que R$ 600 são suficientes para oferecer uma vida minimamente digna para quem recebe o Bolsa Família.

Metrópoles