Bolsonaristas querem derrubar Dino por não entregar imagens

Destaque, Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Vinícius Schmidt/Metrópoles

Senadores e deputados da oposição vão apresentar notícia-crime contra Flávio Dino à Procuradoria-Geral da República nesta quarta-feira (2/8). No documento, os parlamentares argumentarão que o ministro da Justiça incorreu nos crimes de prevaricação, desobediência e abuso de autoridade ao negar, à CPMI do 8 de Janeiro, imagens internas da sede do ministério.

A oposição acredita que vídeos das câmeras de segurança do Ministério da Justiça e Segurança Pública teriam potencial de revelar suposta omissão de Dino no 8 de Janeiro. Após a recusa do ministro, o presidente da CPMI, deputado Arthur Maia, deu 48 horas para Dino conceder as imagens. Caso contrário, a comissão acionará o STF para obrigá-lo a fornecer o material.

Flávio Dino usou uma rede social para se manifestar sobre o assunto. Segundo ele, a oposição busca inventar fatos.

“Tentaram fraudar a eleição de 2022 para ficar no poder. Ainda assim, perderam. Tentaram dar um golpe de Estado. Perderam novamente. (…) Não adianta ficar inventando ‘fatos’ para encobrir tais verdades.”

A notícia-crime chegará às mãos do PGR Augusto Aras. Ele deverá distribuí-la a Lindôra Araújo, que concentra os processos criminais de políticos com foro privilegiado, ou a Carlos Frederico, que está à frente das investigações sobre o 8 de Janeiro.

Metrópoles