Candidato assassinado no Equador abre caminho para extremista

Destaque, Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Reprodução

Após o assassinato do presidenciável Fernando Villavicencio no Equador, as buscas pelo nome de um outro candidato à presidência no país dispararam no Google: Jan Topic.

Durante o programa Análise da Notícia, o colunista do UOL José Roberto de Toledo detalhou a trajetória de Topic e revelou, inclusive, que ele já foi um mercenário.

Mercenário candidato dispara no Google após assassinato no Equador.
José Roberto de Toledo

Grupo que reividicou assassinato ajudou no crescimento de Topic. A facção criminosa Los Lobos, que reivindicou a autoria do crime contra Villavicencio, foi responsável por colocar o nome do até então desconhecido Jan Topic em evidência.

No mesmo vídeo em que disseram ser os responsáveis pelo assassinato, eles também ameaçaram Topic de ser o próximo alvo do grupo. As buscas por seu nome no Google estão cinco vezes maiores do que as buscas pelos nomes dos outros presidenciáveis.

Perfil peculiar e semelhante a outros políticos de direita. Jan Topic tem ascendência franco-croata, é empresário, herdeiro milionário e costuma postar fotos com armas em suas redes sociais.

Ele se diz anti-sistema e fez parte da Legião Estrangeira do Exército Francês, tendo participado de guerras na África Ocidental, na Síria e como voluntário da guerra na Ucrânia.

A legião francesa, inclusive, é conhecida como um exército de mercenários. Além disso, Topic possui uma empresa de segurança que diz contratar apenas ex-militares e ex-legionários.

Histórico de violência. Jan Topic já foi para a delegacia por ter agredido o próprio irmão em uma briga por herança. Ambos são filhos de mães diferentes e, enquanto brigavam pela herança, Topic deu vários socos que literalmente quebraram o rosto do irmão.

Envolvimento no escândalo da Odebrecht. Topic possui uma das maiores empresas de telecomunicações do Equador que, inclusive, foi denunciada no escândalo da Odebrecht. Topic recebeu dinheiro de uma empresa chinesa e o valor foi usado para pagar propina para políticos equatorianos.

Chances de avançar para o 2º turno das eleições. As eleições do Equador acontecem no dia 20 de agosto e, na última pesquisa, divulgada em 6 de agosto, Topic aparecia em quarto lugar nas intenções de votos, com 10%.

Logo na sequência, aparecia Villavicencio, com 8% das intenções de votos, além de 16% do eleitorado que afirmou que votaria em branco ou nulo. Após ser ameaçado pelo grupo Los Lobos e as buscas por seu nome terem disparado no Google, ele se tornou sério candidato a avançar para o 2º turno das eleições.

Jan Topic ganhou um presente quando foi ameaçado e ganhou uma evidência que jamais teve. Está perto de passar para o 2º turno e pode se viabilizar, sendo que não era ninguém até maio e agora está ganhando uma projeção incrível.
José Roberto de Toledo

Uol