Confira agendas do Congresso no 2o semestre

Destaque, Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Cristiano Mariz

Depois de algumas semanas de relativa calmaria no recesso parlamentar, o Congresso retoma os trabalhos nesta terça-feira, 1º de agosto, e terá pela frente meses de pautas cheias, com temas cruciais para o governo e também para as lideranças partidárias. Além, claro, das CPIs que devem entrar em suas retas finais, e das negociações para aumentar o espaço do Centrão no governo.

A começar pela agenda econômica, hoje uma prioridade para o governo Lula. O projeto do novo arcabouço fiscal, aprovado pela Câmara, sofreu alterações no Senado, e retornará à Casa em breve para receber o sinal verde antes de ser levado para sanção de Lula. Nos bastidores, o relator do texto na Câmara, o deputado Carlos Cajado (PP-BA), já sinalizou que defenderá que as alterações dos senadores sejam descartadas, mas o resultado final ainda depende das negociações partidárias.

Por outro lado, o texto da reforma tributária, aprovado pela Câmara no final de julho, está agora no Senado, onde deve seguir um roteiro menos apressado do que entre os deputados. Eduardo Braga (MDB-AM), apontado relator da matéria, deve apresentar um plano de trabalho até a semana que vem, e o governo aposta em mudanças mais favoráveis às visões do Planalto.

Além das pautas econômicas, há pressão para que o Congresso aprecie o quanto antes outros temas. Um deles é o marco temporal das terras indígenas, aprovado pela Câmara em maio e que é alvo de pesadas críticas de especialistas, de representantes dos povos indígenas e integrantes do governo. O Planalto também está interessado na votação do PL das Fake News, aprovado ainda em 2020, mas que está no meio de um debate que inclui também as grandes empresas de tecnologia.

Por fim, as CPIs abertas no início do ano legislativo chegam às suas retas finais, como a CPI do MST, que serviu de palco para embates entre governistas e bolsonaristas, e a CPI do 8 de janeiro, que chegou a ser criticada por uma suposta lentidão em realizar convocações e fazer pedidos de quebras de sigilo e de documentos relevantes.

O Ao Ponto de hoje faz um resumo para você se situar nesse reinício de trabalhos no Legislativo, e quem explicas os destaques é a repórter Camila Turtelli, da sucursal do GLOBO em Brasília. Ela também fala sobre a iminente reforma ministerial, que pode sacramentar um aumento do papel do Centrão na Esplanada, mas sem uma garantia de que isso se traduzirá em votos no Congresso.

Publicado de segunda a sexta-feira, às 6h, nas principais plataformas de podcast e no site do GLOBO, o Ao Ponto é apresentado pelos jornalistas Carolina Morand e Filipe Barini, sempre abordando acontecimentos relevantes da atualidade. O episódio também pode ser ouvido na página de Podcasts do GLOBO. Você pode seguir a gente em plataformas como Spotify, iTunes, Deezer e na Globoplay.

O Globo