Confira lista de pré-candidatos ao STF

Destaque, Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Reprodução

A cabeça de Lula hoje está voltada quase que 100% para a reforma ministerial que vai aninhar o Centrão no governo. Mas a escolha do sucessor de Rosa Weber no STF também povoa o rol de preocupações do presidente.

Impossível dizer hoje quem será o novo ministro do Supremo. Mas é consenso entre os auxiliares de Lula que tratam mais de perto desse tema — inclusive com ele — que Jorge Messias e Bruno Dantas, nesta ordem, são os dois favoritos.

Para vaga de Rosa Weber: Lula adota o ‘você conhece fulana?’

Sim, dois homens, apesar das fortes pressões para que o número de mulheres na Corte não passe de dois para um.

Messias, o chefe da AGU, é de confiança absoluta de Lula (a qualidade principal para que Cristiano Zanin fosse escolhido para a vaga de Ricardo Lewandowski) e não tem arestas. Na cúpula do PT, incluindo Gleisi Hoffmann, Messias é disparado o favorito. Dantas é bem articulado politicamente, tem ajudado o governo a desenrolar alguns pepinos e tem tido alguns encontros reservados com o presidente.

Mas e as mulheres?

Lula tem perguntado a alguns interlocutores sobre algumas mulheres que lhe foram sugeridas. Hoje, é possível dizer que três nomes aparecem com mais destaque: Simone Schreiber, desembargadora do TRF2; Regina Helena, ministra do STJ; e a advogada Dora Cavalcanti.

Nenhuma das três têm um atributo de que todos no entorno de Lula costumam repetir como importante para ser o escolhido: uma pessoa para quem o presidente tenha a liberdade de ligar a qualquer hora para resolver algum problema. Mas ainda assim as pressões para a nomeação de uma mulher têm crescido e o perfil pragmático de Lula pode falar mais alto.

O Globo