Convite para posse de Zanin custa R$ 500

Destaque, Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Cristiano Mariz/Agência O Globo

Marcada para ocorrer após a solenidade de posse de Cristiano Zanin no Supremo Tribunal Federal (STF), a festa em comemoração à ocasião já virou uma disputada corrida por convites, inclusive com queixas por parte de integrantes de Cortes superiores que não foram chamados — ao menos por ora. A posse do novo ministro está marcada para esta quinta-feira, dia 3.

Mesmo com o alto valor do convite para participar da comemoração, a disputa pelos ingressos se intensificou às vésperas da festa. Organizado pela Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB), o evento será custeado com os valores arrecadados por meio das adesões – isto é, a venda de ingressos aos convidados. A cota está sendo vendida a R$ 500.

O jantar ocorrerá em uma requintada casa de festas de Brasília, às margens do Lago Paranoá. No site do local, o espaço é descrito como tendo mais de 3 mil metros quadrados e três diferentes salões.

A seleta lista de convidados foi elaborada pelo futuro ministro, embora toda a logística esteja sendo conduzida pela AMB. Por isso, a exclusividade do evento tornou-se ainda maior e motivo de disputa entre advogados e magistrados.

Reservadamente, integrantes do meio jurídico que ficaram de fora da relação de convivas falam em desprestígio. Outros creditam a corrida para estar no jantar à “abstinência” deste tipo de evento. A festa pós-posse de Zanin será a primeira desde o início da pandemia, em 2020. De lá para cá, dois ministros tomaram posse no STF: Nunes Marques e André Mendonça, mas sem festividades em razão das restrições sanitárias.

Antes do concorrido jantar, Zanin passará por uma solenidade de posse simples no Supremo. Marcada para começar às 16h, a sessão solene tem duração prevista de 15 minutos e acontece, como é praxe, sem discursos. O ritual será iniciado pela presidente do Supremo, ministra Rosa Weber, que abre a solenidade. Em seguida, haverá execução do Hino Nacional brasileiro.

De acordo com informações do STF ao GLOBO, na lista de convidados figuram, além dos ministros da Corte em exercício e aposentados, autoridades como presidentes da República, Câmara, Senado, e tribunais superiores, além de integrantes da lista pessoal do novo ministro.

Aos 47 anos, Zanin teve o seu nome aprovado pelo Senado em junho por 58 votos a 18. Ele foi indicado pelo presidente Lula para a vaga aberta com a aposentadoria do ministro Ricardo Lewandowski.

O Globo