Governistas pressionarão Presidente da CPMI por censura

Destaque, Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Igo Estrela/Metrópoles

Deputados da base governistas devem questionar nesta terça-feira (29/8) o presidente da CPMI do 8 de Janeiro, deputado Arthur Maia (União-BA), pelo ato que impõe uma série de proibições aos jornalistas que acompanham a comissão.

A ideia é fazer um questionamento público antes da oitiva do ex-comandante-geral da Polícia Militar do Distrito Federal Fábio Augusto Vieira.

Na visão de parte dos aliados do governo Lula, Maia não tem autoridade para determinar o que pode e o que não pode ser publicado pela imprensa. Nem de impedir jornalistas credenciados pelo Senado de acompanhar a CPMI.

Nessa segunda-feira (28/8), Arthur Maia baixou uma ato para a CPMI do 8 de Janeiro no qual ameaça “sanções” a jornalistas e fotógrafos que acompanham os trabalhos da comissão de inquérito.

Maia quer impedir, por exemplo, a divulgação de “imagens de conteúdo privado de terceiros sem autorização” e informações “privadas ou classificadas como confidenciais” pela comissão “sem expressa autorização”.

Antes disso, Maia impediu a entrada do repórter-fotográfico Lula Marques, da Empresa Brasil de Comunicação (EBC), após fazer uma foto do celular do senador Jorge Seif (PL-SC), que conversava com uma assessora sobre a operação contra Jair Renan Bolsonaro, filho “04” do ex-presidente Jair Bolsonaro.

Metrópoles