Lula opera quadril no fim de setembro

Destaque, Todos os posts, Últimas notícias

Foto: JOHANNA GERON/REUTERS

O Planalto reservou a última sexta-feira de setembro (29) para a cirurgia do presidente Lula (PT) para colocar uma prótese no quadril. O procedimento é considerado de baixo risco e feito para aliviar as dores em decorrência de uma artrose.

A cirurgia ocorrerá em Brasília por motivos logísticos e vai ser realizada pela mesma equipe do Hospital Sírio-Libanês de São Paulo que acompanha o caso, segundo o UOL apurou. A operação será feita na unidade da capital federal. Depois, ele ficará em repouso no Palácio da Alvorada.

A data foi escolhida devido à intensa agenda internacional do presidente. É esperado que o presidente precise de descanso por pelo menos uma semana, mas a operação deve impactar a agenda o mínimo possível. Ele vai ter acabado de voltar da Assembleia-Geral da ONU (Organização das Nações Unidas), em Nova York.

Lula reclama de dores na “cabeça do fêmur” há meses. No final de julho, ele fez uma infiltração no quadril no hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, mas relatou que voltou a sentir dores apenas 12 horas depois.

É uma cirurgia convencional para a colocação de uma prótese no quadril. Os pacientes submetidos a este procedimento têm a volta ao normal da mobilidade. A recuperação é rápida. Há fisioterapia e pós-operatório e todo um protocolo, mas em poucos dias o presidente poderá estar no Planalto, podendo despachar do Alvorada normalmente.
Roberto Kalil Filho, médico de Lula, no UOL News em julho

Como a operação não é de urgência, ela foi adequada à agenda internacional de Lula, não ao contrário. Veja as próximas viagens marcadas:

Reunião do G20 em Nova Délhi, na Índia: 7 a 10 de setembro
Cúpula do G77 em Havana, em Cuba: 15 e 16 de setembro
Assembleia-Geral da ONU em Nova York, nos EUA: 16 a 22 de setembro
28ª Cúpula do Clima (COP) da ONU em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos: 30 de novembro a 12 de dezembro.

Uol