Papa se encontra com vítimas de padres pedófilos

Destaque, Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Grzegorz Galazka/Archivio Grzegorz Galazka/Mondadori Portfolio via Getty Images

O papa Francisco se encontrou, nesta quarta-feira (2/8), com 13 vítimas de abuso sexual cometidos por membros da Igreja Católica quando ainda eram crianças. O pontífice participa da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) em Lisboa, capital de Portugal.

O Vaticano informou que o encontro durou cerca de uma hora e aconteceu “em uma atmosfera de escuta intensa”.

Durante o JMJ, o papa pediu para que os clérigos combatam casos de abusos sexuais de forma veemente. O pontífice chegou a afirmar na tarde desta quarta que os membros da Igreja devem escutar as vítimas de pedofilia.

“A desilusão e aversão que muitos nutrem em relação à Igreja, devido, às vezes, ao nosso mau testemunho e aos escândalos que desfiguraram o seu rosto e que nos chamam a uma humilde e constante purificação, partindo do grito de sofrimento das vítimas, que sempre se deve acolher e escutar”, declarou o papa Francisco.

Abusos na Igreja Católica
Em fevereiro, a Comissão Independente para o Estudo do Abuso Sexual de Crianças na Igreja Católica em Portugal apresentou um relatório com relatos de vítimas de abusos cometidos por membors da instituição religiosa entre 1950 e 2022.

A Igreja Católica portuguesa pediu perdão às vítimas em março deste ano.

Metrópoles