Prefeito de SP quer copiar estratégias de Dória

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Foto: Divulgação/Prefeitura de São Paulo

Usando capacete com seu nome e colete refletivo por cima do terno, o prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes (MDB), vistoria a obra do túnel Jornalista Fernando Vieira de Mello, na zona oeste, e faz questão de mostrar o horário para a câmera: 23h46 de 25 de julho. O político tem esticado a agenda para se apresentar como um bom gestor, de olho na reeleição em 2024.

Sem uma marca consolidada, Nunes tenta popularizar a sua imagem de prefeito. Segundo o UOL apurou, a ideia é torná-lo mais conhecido a tempo da campanha e prestar contas ao eleitor sobre o que tem sido feito na cidade.

Obras devem ser um dos carros-chefes para eleição. A pouco mais de um ano do pleito, propostas populares como a da tarifa zero nos ônibus não avançaram. O emedebista busca, então, um feito que lhe dê visibilidade e que o torne mais conhecido. Conforme mostrou o UOL, ele lançou um programa bilionário de recape, mas havia concluído menos de 1/3 da meta até maio.

A intenção da equipe do prefeito é ampliar a produção de conteúdo nas redes sociais sobre anúncios e obras para mostrar que ele é um bom gestor. Na vistoria do túnel, por exemplo, Nunes explica aos seus 326 mil seguidores que a obra — tocada desde janeiro — era necessária por causa de uma infiltração e exalta o programa de recuperação de pontes e viadutos com cifra bilionária. Na agenda oficial, o evento foi marcado para as 23h.

Os vídeos têm estética semelhante à de campanha eleitoral. Com jogos de imagens, edição profissional e trilha sonora, o prefeito presta contas sobre o que tem feito na sua administração — de grandes obras de infraestrutura à inauguração do projeto CineFavelas 3D no Jardim Peri, periferia da zona norte, no último dia 10 de agosto.

Nesse último, Nunes aparece em um vídeo deixando registrado o horário do evento: 20h04. Ele usa um boné com dizeres exaltando o bairro.

O eleitor de direita tende a entender que político é folgado, não trabalha. Reforçar essa imagem de trabalhador gera relevância para esse grupo e de outros da população também.
Sérgio Praça, cientista político da FGV

A virada no perfil de Nunes aconteceu no último dia 7 de abril. O primeiro vídeo com o mote de “prefeito trabalhador” traz imagens de visitas aos bairros.

“O Ricardo trabalha 16, 18, 20 horas por dia”, diz o vereador Marcelo Messias (MDB) na gravação, contando que o prefeito cresceu no Parque Santo Antônio, na periferia de São Paulo.

Desde então, as publicações nas redes sociais de Nunes tentam emplacar o slogan de gestor trabalhador. Nos textos, o pré-candidato à reeleição nas eleições de 2024 usa hashtags como #PrefeitoRicardoTrabalho e #PrefeitoTrabalho.

Essa foi a mesma estratégia do ex-governador João Doria (hoje sem partido) quando concorreu ao cargo na Prefeitura de São Paulo. Durante a campanha eleitoral em 2016, o empresário lançou um jingle de “O João Trabalhador” e venceu em primeiro turno, desbancando políticos experientes.

Um dia após ser empossado como prefeito, Doria se vestiu de gari para “varrer” a praça 14 bis, no centro da capital. A ação se repetiu em outras áreas da cidade. Ele também virou cadeirante por um dia para testar a qualidade das calçadas, apareceu em ações de jardinagem e pintura.

Nunes ainda costuma usar a hashtag #gestãocovas. Ele assumiu a prefeitura em maio de 2021, depois que Bruno Covas morreu em decorrência de um câncer, e prometeu dar continuidade ao trabalho do companheiro de chapa.

Aos fins de semana, quando tem agenda pública, Nunes também usa um selo do instagram para informar que é “sábado” ou “domingo”.

A imagem de prefeito humilde e próximo da periferia também vem sendo reforçada. Nunes tem como principal adversário na corrida municipal o deputado federal Guilherme Boulos (Psol-SP), que foi líder do MTST (Movimento dos Trabalhadores Sem Teto).

O principal adversário de Ricardo Nunes na campanha eleitoral deve ser [o atual deputado] Guilherme Boulos, que já é uma figura conhecida na internet e também nacionalmente. A vantagem de Ricardo é ter o cargo nas mãos, ser dono do orçamento e essa produção de conteúdo é uma forma de mostrar o que ele faz, que tem apoio político, e produzir material para campanha.
Sérgio Praça

O UOL questionou a prefeitura sobre as agendas de Nunes no período da noite e as postagens nas redes sociais, mas não teve retorno.

Uol