Presentes a Lula serão auditados por ministro golpista do TCU

Destaque, Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Divulgação/ Secom TCU

O ministro do TCU Augusto Nardes foi escolhido como o relator do processo de auditoria dos presentes recebidos pelo presidente Lula em 2023 até agora.

O magistrado foi escolhido por “prevenção”, por ter relatado um caso semelhante recentemente: o das joias sauditas recebidas pelo ex-presidente Jair Bolsonaro.

Na época, parlamentares da oposição pediram a suspeição de Nardes para julgar o caso, em razão de um áudio do ministro com teor golpista que veio à tona em novembro de 2022.

Na gravação, o ministro do TCU disse haver um “movimento muito forte nas casernas” e previu um “desenlace bastante forte na nação” após a derrota de Bolsonaro para Lula.

Na avaliação de ministros da Corte de Contas simpáticos ao atual presidente da Repúblicca, a escolha de Nardes como relator pode acabar sendo benéfica para o petista.

“Não tem como julgar o do Lula e deixar Bolsonaro impune. Acho que ele vai engavetar tudo”, avaliou à coluna um influente ministro do TCU.

Como revelou a coluna, o TCU fará um auditoria nos presentes recebidos por Lula em 2023 até o momento após pedido do deputado federal bolsonarista Junio Amaral (PL-MG).

Em despacho assinado no sábado (5/8), a presidência do TCU encaminhou o pedido do parlamentar para a Secretaria-Geral de Controle Externo (Segecex) abrir o processo e iniciar as diligências necessárias.

Segundo fontes do TCU, por se tratar de uma solicitação oficial oriunda do Congresso Nacional, o tribunal é obrigado a cumprir a ordem. O encaminhamento do resultado, porém, dependerá do relator.

Metrópoles