Presidente e relator da CPI do MST são acusados de gordofobia

Destaque, Todos os posts, Últimas notícias

A deputada federal Sâmia Bomfim (PSOL-SP) acionou o Conselho de Ética contra o presidente da CPI do MST, tenente-coronel Zucco (Republicanos-RS), e o relator da comissão, Ricardo Salles (PL-SP), por quebra de decoro.

O que aconteceu

A deputada apresentou a representação contra Zucco após ouvir do presidente da CPI a seguinte declaração: “Não, minha senhora. Não, a senhora pode também daqui a pouco tomar qualquer atitude. A senhora respeite. A senhora tá nervosa, deputada? Quer um remédio? Ou quer um hambúrguer?”.

Já no caso de Salles, Sâmia cita publicações no Twitter em que o deputado se refere à parlamentar como “Dudu” [personagem do desenho “Popeye” que come hambúrguer] e usa o emoji do sanduíche para acompanhar as mensagens. Os posts foram feitos no mesmo dia em que Zucco ironizou parlamentar.

As duas representações foram incluídas em documentos que a deputada já havia apresentado no Conselho de Ética contra os dois. “São exemplos reiterados e permanentes de violência política de gênero”, escreve Sâmia.

A assessoria do tenente-coronel Zucco informou que já havia acionado o Conselho de Ética contra Samia por outra situação. Além disso, alegou ser alvo de ataques e “ofensas de baixo nível” por parte da base governista.

Ontem, Sâmia Bomfim havia dito ao UOL que também incluiria a fala gordofóbica a um inquérito já aberto sobre violência política de gênero na PGR pelo episódio em que Zucco desligou seu microfone em sessão da CPI.

UOL