Tarcísio esconde imagens da chacina captadas por câmeras corporais

Destaque, Todos os posts, Últimas notícias

Parte dos policiais militares que atuaram na operação Escudo, que resultou na morte de 16 pessoas em Guarujá e Santos, no litoral paulista, não utilizava câmeras presas ao uniforme. A informação consta em uma nota publicada pela SSP (Secretaria da Segurança Pública) do governo Tarcísio de Freitas (Republicanos), chefiada pelo secretário Guilherme Derrite.

Conforme a pasta, 16 policiais participaram de confrontos com mortes, sendo que dez deles pertencem a batalhões que possuem esse tipo de câmera. No total, a Polícia Militar paulista adquiriu mais de 10 mil equipamentos, com uma abrangência de 52% das unidades policiais.

A pasta da Segurança Pública declarou ter entregue ao Ministério Público imagens captadas por sete equipamentos. Não foi explicado por qual o motivo as imagens restantes ainda não foram enviadas aos responsáveis pela investigação.

A Promotoria, através de uma publicação em seu site, confirmou o recebimento de imagens e disse aguardar o envio de outros dados solicitados à Polícia Militar, que segundo o órgão, tem contribuído com as investigações. As mortes ocorreram em supostos confrontos entre policiais militares e criminosos entre os dias 28 de julho e 2 de agosto.

A operação na Baixada Santista teve início após o assassinato do soldado da Rota (Rondas Ostensivas Tobias de Aguiar), Patrick Bastos Reis, 30. O policial foi atingido por um tiro na noite de 27 de julho na Vila Zilda, periferia de Guarujá. Três homens foram presos e indiciados sob suspeita do homicídio.

Além das apurações a cargo da Polícia Civil, um Inquérito Policial Militar foi aberto para analisar os fatos. A operação Escudo reúne policiais militares de diversos batalhões diferentes e vindos das mais diversas regiões do Estado. Uma das 16 pessoas que morreram durante a operação foi enterrada como indigente.

Segundo a SSP, a Polícia Científica não obteve êxito em sua identificação. Os profissionais do IML (Instituto Médico Legal) extraíram materiais genéticos e dactiloscópicos na tentativa de uma identificação futura do homem através de confronto de DNA. O sepultamento foi realizado com base em portaria da Polícia Civil de 1993, que autoriza o enterro de pessoas não identificadas após o prazo de 72 horas da chegada ao IML.

Segundo a Prefeitura de Guarujá, uma pessoa desconhecida foi enterrada no dia 3 de agosto no cemitério de Morrinhos.

Valor Econômico