Vereador que criou dia do golpista foi cassado

Destaque, Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Reprodução

A Câmara de Porto Alegre incluiu o Dia Municipal do Patriota em seu calendário de datas comemorativas da capital gaúcha. A efeméride, a ser comemorada em 8 de janeiro, foi proposta pelo vereador Alexandre Bobadra (PL) — apoiador do ex-presidente Jair Bolsonaro e cujo mandato foi cassado pela Justiça Eleitoral.

A data para o Dia do Patriota marca a invasão e a depredação dos prédios dos Três Poderes em Brasília, no início do ano. Inconformados com a vitória de Luiz Inácio Lula da Silva para a Presidência da República, manifestantes bolsonaristas acampados em frente ao Quartel-General do Exército marcharam até a Esplanada e vandalizaram principalmente a sede do Supremo Tribunal Federal (STF) e o Palácio do Planalto, sede do Executivo.

Bobadra teve o mandato cassado, em segunda instância, por abuso de poder econômico e uso indevido dos meios de comunicação. A decisão foi confirmada pelo Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Sul em 15 de agosto, que tornou nulos os votos recebidos por ele.

Apesar do afastamento imediato, Bobadra pode recorrer ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Ele foi alvo de ação eleitoral feita por três candidatos do antigo PSL (hoje União Brasil após fusão com o DEM), que o acusaram de concentrar os recursos do fundo eleitoral e do tempo de propaganda eleitoral na campanha de 2020.

Nas redes sociais, Bobadra se define como “conservador” e “cristão”. Ele costuma aderir a teses bolsonaristas para afastar o ex-presidente de assuntos negativos. Ele chama, por exemplo, a investigação da PF sobre uma suposta organização criminosa no entorno de Bolsonaro para venda ilegal de patrimônio público de “narrativa das joias”.

Apesar de o projeto de lei não mencionar a justificativa para a instituição da efeméride, Bobadra sugere em sua conta no Twitter ter reagido a um movimento da esquerda de tentar relacionar a data à defesa da democracia.

“A direita está de parabéns. Data que a esquerda também utilizou para criar o Dia da Democracia. Parabéns aos brasileiros e a Porto Alegre pela coragem em instituir o Dia do Patriota no calendário de datas comemorativas da capital dos gaúchos”, publicou.

Bobadra propôs neste ano homenagear Bolsonaro, a quem define como “melhor presidente da história do Brasil”, com o Troféu Câmara Municipal de Porto Alegre. Ele justifica a condecoração por uma série de “avanços significativos” do ex-presidente como, por exemplo, o “fim da corrupção sistêmica” no governo brasileiro.

O ex-presidente, no entanto, está no centro de uma investigação que tem fechado o cerco sobre seus aliados. A Polícia Federal aponta a existência de uma organização criminosa no entorno de Bolsonaro que atuou para desviar joias, relógios, esculturas e outros itens de luxo recebidos pelo ex-presidente como representante do Estado brasileiro.

O Globo