Biden e Lula defendem sindicatos fortes

Destaque, Todos os posts, Últimas notícias

Em entrevista conjunta após lançarem uma parceria em defesa de direitos trabalhistas, o presidente Lula (PT) e o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, fizeram declarações a favor de sindicatos e falaram da necessidade de modernizar as relações empregatícias.

Veja frases dos presidentes

“Queremos criar, quem sabe, um novo marco na relação entre capital-trabalho. Uma relação do século 21, civilizada. Todas as pessoas que acreditam que sindicato fraco vai fazer com que o empresário ganhe mais está enganado. Não há democracia sem sindicatos fortes, porque os sindicatos são quem falam efetivamente pelo trabalhador”

Lula, após o encontro com Biden

“Não queremos que só uma classe se saia bem. Queremos que os pobres tenham oportunidades de subir na vida, e essa visão é impulsionada por uma força trabalhista forte. É por isso que o meu governo tem sido chamado de o governo mais pró-sindicatos da história dos EUA”

Joe Biden, sobre o movimento trabalhista nos EUA

“Sabemos que o nosso progresso diante desse desafio depende dos nosso trabalhadores. Eles que vão tornar segura a cadeia de valor, melhorar a infraestrutura para manter forte a nossa economia. Precisamos empoderar os trabalhadores, e disso se trata essa parceria nova. A ideia foi desse senhor aqui [Lula]”

Joe Biden, sobre a parceria entre Brasil e EUA

“É inimaginável que nesse mundo todo digitalizado, todo moderno, o ser humano seja tratado como escória, como se não merecesse respeito”

Lula, sobre trabalhadores de aplicativos de entrega

“Sejam trabalhadores da indústria automobilística ou qualquer outro trabalhador sindicalizado, os lucros recordes das deveriam significar contratos recordes para os trabalhadores sindicalizados”

Biden, em crítica à concentração de lucros nas empresas

“Sabemos que nem todo trabalhador quer carteira profissional assinada. Tem trabalhador que quer ser empreendedor, ótimo. Mas a gente se preocupa que, para essas pessoas do empreendedorismo, é preciso que haja o minímo de garantia de seguridade social. Quando tudo tá bem, otimo, mas quando as coisas vão mal? É preciso que apareça a figura do Estado tentando dar uma solução para isso”

Lula, sobre trabalhadores informais

UOL