Bolsa Família volta a incluir com critérios técnicos

Destaque, Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Lula Marques/Agência Brasil

Desde o relançamento em março deste ano, o Bolsa Família já incluiu 2,15 milhões de novas famílias. O marco foi registrado neste mês de setembro, quando o programa de transferência de renda aderiu 550 mil novas concessões. Ao todo, o programa alcança 21,47 milhões de famílias no mês e tem investimento de R$ 14,58 bilhões.

Os pagamentos têm início hoje e seguem de forma escalonada até o dia 29. Beneficiários de 97 municípios do Rio Grande do Sul afetados pelo ciclone podem utilizar os valores a partir de hoje. Somente no Sul, são 159,7 mil famílias atendidas, repasse de R$ 109,5 milhões.

Wellington Dias, ministro de Desenvolvimento Social, afirmou que no início do governo instituiu o Programa de Fortalecimento Emergencial do Atendimento do Cadastro Único no Sistema Único da Assistência Social (SUAS) para atualizar e regularizar os registros no cadastro único, que é a porta de entrada para 30 programas sociais do governo. O SUAS era um dos programas de interesse do Centrão.

— Ele garante correção cadastral um fluxo de entradas e saídas nos diversos programas sociais todos os meses e, o principal, assegura a busca ativa de famílias em situação vulnerabilidade que ainda estão fora dos programas sociais. A busca ativa é essa mão, que é composta por uma corrente de profissionais e equipes, sejam elas ligadas diretamente ao ministério, as prefeituras, aos CRAS, os cadastradores, os assistentes sociais, enfim, essa corrente se faz a mão amiga, as mais de 2 milhões de famílias que agora com o Bolsa Família tem a condição de botar comida no prato, tem dignidade para viver.

O Globo