Bolsonarista que ameaçou Lula está mofando na prisão
Foto: Reprodução
O youtuber Ivan Rejane Fonte Boa Pinto está há mais de um ano preso preventivamente por ameaças ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e ministros do Supremo Tribunal Federal (STF).
Conhecido como Terapeuta Papo Reto ou Ivan Papo Reto, ele tinha um canal no YouTube com 7,5 mil inscritos. No vídeo que o levou à prisão em 22 de julho de 2022, ele diz que vai “pendurar de cabeça para baixo” ministros do STF e faz ameaças a Lula, Gleisi Hoffmann (PT) e Marcelo Freixo (PSB).
Alexandre de Moraes determinou a prisão, naquele momento, no contexto de preocupação com ameaças à ordem democrática em atos que aconteceriam no 7 de setembro (do ano passado).
A prisão preventiva tem prazo de 90 dias. Depois disso, precisa ser reavaliada para saber se os requisitos, como materialidade e indício de autoria do crime, perigo em deixar o suspeito solto, continuam valendo.
Alexandre de Moraes manteve o youtuber preso em decisões de 16 de fevereiro e de 29 de junho deste ano. Ivan está no Complexo Penitenciário Nelson Hungria, em Contagem (MG).
Em 29 de agosto, o ministro atendeu a um pedido do youtuber para trabalhar na penitenciária em que se encontra. Antes disso, a defesa de Ivan já havia acionado o STF para reclamar das condições de alimentação e saídas de sol, o que fez com que Moraes pedisse informações ao diretor da instituição.