Bolsonaristas acham que farão falta em 7/9
Foto: Reprodução/X
A proximidade do dia 7 de setembro fez com que muitos bolsonaristas ficassem indignados novamente com o Exército, que era cobrado para dar um golpe militar e impedir a posse de Lula em janeiro.
Nos últimos dias, postagens nas redes sociais não só do Exército, mas também da Marinha e da Aeronáutica, receberam centenas de comentários lançando uma campanha pregando o boicote aos tradicionais desfiles da independência pelo país.
O mote usado pelos que se auto chamam de patriotas é “fique em casa”, uma analogia à ação de proteção sanitária contra o novo coronavírus em 2020, mas que era contestada por Bolsonaro e seus seguidores.
Nenhuma das páginas escapou da campanha que pretende esvaziar o desfile em todo país.
— luis fernando martinez (@lfmartinez697) September 2, 2023
— Claudio Godoy (@Seg10Godoy) September 3, 2023
— Carlos santos damasceno (@Carlossantbrabo) September 2, 2023
Alguns internautas aproveitaram para aderir à campanha do senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ), que pediu doação de sangue esta semana, em vez de participação no desfile.
No próximo dia 6 de setembro doe sangue.
E no dia 7 de setembro fique em casa.RECADO IMPORTANTE sobre a campanha patriota de doação de sangue! https://t.co/wenyGwCec6 via @YouTube
— Clau Dainez (@claudiamdainez) September 2, 2023
Flávio afirma que Lula está “desesperado” com o 7 de setembro porque o desfile deve ser um fiasco de público.
Primeiro, porque nunca foi patriota e, segundo, porque não reúne meia dúzia de pessoas de forma espontânea.
Já o governo Lula (PT) quer “resgatar” o 7 de Setembro, data comemorativa das Forças Armadas que foi sequestrada pelo bolsonarismo nos últimos anos. A ideia é fazer um ato cívico nacional.
Nas páginas do Exército, os eleitores de Bolsonaro seguem reclamando da prisão e processo contra golpistas que invadiram o Congresso, Planalto e STF em oito de janeiro.
— J Francisco Rosas (@JFRosasNeto) September 3, 2023
Para muitos, o Exército agiu de forma “covarde” ao permitir a prisão dos manifestantes que se abrigavam na porta do quartel da instituição em Brasília.
37 anos e quando o precisou das FFAA novamente para fazer uso do poder moderador o que alguns fizeram ???onde povo rezou implorou ficou de dia de manhã na chuva no sol na tempestade implorou a ORDEM E PROGRESSO Ofoi traído a tropa estremeceu na mão de meia dúzia pic.twitter.com/9CyjsEZRVx
— bitencourt.heitor@hotmail.com (@bitencourtheit1) September 3, 2023
Os internautas também lembram da investigação da PF (Polícia Federal) que miram militares suspeitos de participação na venda de presentes recebidos pela Presidência na era Bolsonaro.
O termo mais comum usado é o de “melancia”, que se refere ao Exército ser verde por fora e vermelho (cor atribuída ao comunismo) por dentro. Muitas postagens trazem imagens com essa referência.
Vão inaugurar o novo uniforme pic.twitter.com/YBRjt04gNk
— Mercador Do Além (@AlemMercador) September 3, 2023