Golpista condenado pelo STF ameaçava vizinhos

Destaque, Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Reprodução

Aécio Lúcio Costa Pereira, primeiro réu condenado no STF pelos atos golpistas do dia 8 de janeiro, tem pelo menos dez boletins de ocorrência contra ele, registrados por vizinhos. Os relatos foram reunidos pelo Fantástico, da TV Globo.

Aécio atuava como síndico de um condomínio em Diadema, na Grande São Paulo. Segundo a reportagem, são relatos de agressão verbal, homofobia, intolerância religiosa e furto.

“Ele passava e falava: ‘Eu vou acabar com você’.” Uma professora, que preferiu não se identificar, disse que registrou boletins de ocorrência contra o homem por injúria, calúnia, difamação e perturbação da tranquilidade. “Até chegar a um ponto em que algumas pessoas começaram a perceber essa manipulação mental que ele fazia, entendeu?”, declarou a mulher ao Fantástico.

Bastidores, opinião e análise dos fatos mais relevantes da política, na palma da sua mão. Baixe o app UOL

Em 2018, outra moradora registrou um boletim de ocorrência acusando o então síndico de furto de celular. A mulher disse que Aécio arrancou o telefone de suas mãos em 2018 e não devolveu o aparelho.

Outro BO mostra Aécio proferindo ofensas homofóbicas e de intolerância religiosa. O alvo dos ataques seria um morador chamado Vando Estrela. “Falando ‘ei, bichona, ó, estou trabalhando aqui, ó, aqui ó… Ó que linda bicha com x, porque todo comunista é analfabeto. Vai descansar que eu estou trabalhando”, declarou ao Fantástico.

Os dois eram amigos, e Vando conta que a relação foi rompida por questões políticas.

Quando ele percebeu que eu sou de esquerda, aí ele ficou irritado com isso, e a gente travou muitas discussões por questões ideológicas. Me chamava de bichona. Ele ofendeu todas as mulheres que moram nesse condomínio. [Xingava de] bruxa velha, de laranja podre.
Vando Estrela, que foi vizinho de Aécio, ao Fantástico

“Tinha esse comportamento machista, superagressivo com as mulheres, ditatorial, a gente tinha medo dele.” A filha de uma ex-síndica do condomínio reforça os relatos contra Aécio, sem ser identificada na reportagem.

O STF (Supremo Tribunal Federal) condenou Aécio Lúcio Costa Pereira a 17 anos de prisão. Foi o primeiro julgamento em relação aos atos golpistas de 8 de janeiro. O réu foi acusado de invadir e depredar prédios públicos durante; 15 anos e meio serão em regime fechado.

Apesar de divergências, a maioria dos ministros concordou que ele deve ser punido por crimes mais graves, como associação criminosa armada, tentativa de golpe de Estado e tentativa de abolir o Estado Democrático de Direito. Além disso, por unanimidade, Aécio Lúcio responderá por dano qualificado e deterioração de patrimônio público.

Em depoimento, ele negou que tenha participado do quebra-quebra. No plenário, o advogado Sebastião Coelho da Silva, que representa Aécio, afirmou que o julgamento era “político” e disse que o Supremo não deveria julgar o caso.

Uol