Governo quer déficit zero em 2024

Destaque, Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Antônio Cruz/Agência Brasil

O ministro da Secretaria de Relações Institucionais (SRI) da Presidência da República, Alexandre Padilha (PT), disse nesta quinta-feira (21) que o governo continuará perseguindo a meta de déficit zero prevista na peça orçamentária de 2024. Segundo ele, tanto o presidente Luiz Inácio Lula da Silva quanto o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, estão comprometidos com esses e outros compromissos fiscais.

Padilha falou sobre o assunto, em entrevista à Rádio Gaúcha, depois que o Comitê de Política Monetária (Copom) deixou alguns recados no comunicado no qual anunciou a redução de mais um corte de 0,50 ponto percentual da taxa básica de juros (Selic), para 12,75% ao ano. Na nota, o Copom indica a necessidade de execução das metas fiscais do país.

Esta foi a segunda queda seguida de 0,5 ponto, num movimento amplamente antecipado pelo mercado – 139 de 140 instituições ouvidas pelo Valor previam esse recuo. O comitê do Banco Central também destacou que, a se confirmar o cenário esperado, cortes de 0,5 ponto nos próximos encontros são “o ritmo apropriado para manter a política monetária contracionista necessária para o processo desinflacionário”.

Isso significa reduções dessa intensidade em pelo menos duas reuniões. Como há mais dois encontros até o fim do ano, a sinalização é de que não haverá aceleração das quedas em 2023. Após divergência de votos na reunião anterior, a decisão de ontem foi unânime. Em agosto, cinco dos nove membros do Copom defenderam corte de 0,5 ponto – entre eles o presidente do BC, Roberto Campos Neto – e quatro, de 0,25 ponto.

Valor Econômico