Jean Wyllys acusa Pimenta de mandar mídia atacá-lo

Destaque, Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Cláudio Kbene/PR

O ex-deputado Jean Wyllys (PT) chamou o ministro da Secom (Secretaria de Comunicação Social), Paulo Pimenta, de “mau-caráter” e afirmou que foi sabotado pelo gestor da pasta. A declaração ocorreu ao podcast Bee40tona, no YouTube, na quinta-feira (7).

Wyllys disse que Lula o chamou para uma reunião com Pimenta e teria afirmado que o governo “não estaria bem com a comunicação digital”. Segundo o deputado, o presidente “deu a ordem”, na ocasião, para que Wyllys fosse trabalhar na Secom.

O ex-BBB comentou que Pimenta ficou preocupado com a volta dele ao Brasil e a possível ida para a Secom, antes mesmo que isso ocorresse. Apesar do receio, Wyllys comentou que já havia avisado Lula e o ministro de que não “gostaria de estar na linha de frente” da pasta após os episódios que teve de ameaças de morte, desejando fazer um trabalho “na retaguarda”.

Na sequência, o ex-parlamentar declarou que foi muito criticado na imprensa após fazer um tuíte atacando o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB), e acusou a Secom de ter “orientado” os veículos de mídia a ter esse posicionamento contra ele.

O ex-parlamentar argumentou que os veículos jornalísticos tomaram partido do caso já que Pimenta chefia a pasta responsável pela distribuição de verbas de publicidade do governo à imprensa. “Era evidente que havia orientação da Secom para isso [me criticar], de dizer e parecer que eu era tóxico e radioativo para o governo porque eu critiquei o Eduardo Leite.”

A confusão entre Wyllys e Leite ocorreu em julho quando o ex-deputado federal e o governador discutiram pelas redes sociais sobre a manutenção de escolas cívico-militares, modelo educacional encerrado pelo governo Lula. Wyllys chamou Leite de “gay com homofobia internalizada”. O governador gaúcho acionou o Ministério Público contra o ex-parlamentar.

Ele [Pimenta] se sentiu ameaçado e fez um processo de sabotagem em relação à minha ida para o governo. Ele utilizou o tuíte que eu fiz sobre Eduardo Leite para isso. (…) Paulo Pimenta fez esse trabalho de defenestração da minha imagem, de uma maneira sórdida. Eu vou dizer isso para você, digo sem medo agora, Paulo Pimenta é um mau-caráter. Essa é a verdade.
Jean Wyllys, ex-deputado

Após o episódio, o ex-BBB disse ter pensado que não deveria estar no governo Lula. “Se para estar no governo, eu preciso me silenciar, não posso criticar o Eduardo Leite, não posso apontar os equívocos do próprio Lula, eu prefiro não estar. Eu não sou esse”, disse, destacando que “enfrentou” a Lava Jato quando a operação era popular no país.

Ele ainda comentou que não poderia se submeter a “silenciamentos”, mesmo que fosse do governo Lula, de quem é próximo, e afirmou que “há males que vêm para o bem”.

Eu acho que na cabeça do Paulo Pimenta, não sei, ele achava que eu queria um cargo. Eu não quero um cargo. Eu posso viver fora do governo. Eu tenho um trabalho, sou jornalista, escritor, artista visual, tenho uma coluna, não é o cargo. Eu queria dar um trabalho para o governo porque eu acredito nesse governo e acredito na democracia, sobretudo.
Jean Wyllys, ex-deputado

O jornalista afirmou que continuará defendendo o governo Lula e a agenda que acredita.

Paulo Pimenta, mau-caráter, acabou me fazendo um serviço, um favor. Lula e a primeira-dama tem toda a minha admiração, meu trabalho. Quando eles quiserem, eu estarei lá, de graça, para ajudar no que for preciso, mas eu não preciso estar no governo, muito menos na Secom, que está muito ruim.
Jean Wyllys, ex-deputado

A reportagem tenta contato com o ministro Paulo Pimenta e a Secom. A nota será atualizada tão logo haja manifestação.

Uol