Jurista do UOL cita “impeachment” contra Lula

Destaque, Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Uol

O colunista do UOL Wálter Maierovitch avalia que o risco de sofrer impeachment está por trás do recuo de Lula no discurso sobre uma possível vinda de Vladimir Putin ao Brasil para a reunião da cúpula do G20 no Rio de Janeiro em 2024.

Falaram para ele ‘Lula, se você continuar com essa besteira, vai cometer crime de responsabilidade e ficará sujeito a impeachment’. (…) Tenha dó da gente por falar tanta besteira internacionalmente e ainda se expor. Ele teve que mudar porque ficaria sujeito a impeachment por crime de responsabilidade. Tudo tem um limite, até no âmbito internacional.
Wálter Maierovitch, colunista do UOL

No UOL News, Maierovitch explicou que, como signatário do Tratado de Roma, o Brasil segue as determinações do Tribunal Penal Internacional. Para o colunista, Lula “pisou na bola” ao mostrar desconhecimento sobre o assunto, como ao afirmar que a Rússia não assinou este acordo. Maierovitch ressaltou que o país “cria uma bagunça e abre um precedente internacional perigoso” caso quebre o acordo e permita a vinda de Putin.

Além da Justiça nacional, há duas jurisdições internacionais no Brasil: o Tribunal Penal Internacional e a Corte Interamericana de Direitos Humanos. Quando estas cortes emitem ordem de prisão, é um mandado internacional. Não depende do aval da Justiça brasileira. É uma ordem e ela se cumpre. A Polícia Federal prende imediatamente.
Wálter Maierovitch, colunista do UOL

Em conversa com um diplomata do Itamaraty, Josias de Souza revelou que o órgão classificou as declarações de Lula sobre Vladimir Putin como “um desastre”. O colunista acrescentou que o petista “está mal-informado” sobre tratados internacionais e alertou para os riscos ao Brasil de uma possível visita do líder russo.

Um diplomata da elite do Itamaraty chamou de ‘desastre’ esse vaivém retórico que embalou as declarações do Lula sobre Putin e as críticas ao Tribunal Penal Internacional durante a cúpula do G20. Segundo esse diplomata, surgiu na cúpula da diplomacia brasileira o receio de que o desejo do Lula em trazer Putin para a próxima reunião do G20 o leve a deflagrar uma articulação para flexibilizar sanções desse tribunal internacional contra o presidente da Rússia.
Josias de Souza, colunista do UOL

Josias de Souza analisou as declarações do ex-CEO das Americanas Miguel Gutierrez, que disse à CVM (Comissão de Valores Mobiliários) e à Polícia Federal que obedecia às ordens do acionista Carlos Alberto Sicupira – o UOL teve acesso exclusivo ao vídeo do depoimento. Para o colunista, Gutierrez se apresenta como “bode expiatório”, mas não é tão inocente assim.

Nesse momento, o que se espera é que as várias investigações apresentem os culpados. Não é possível que um rombo dessa magnitude, que resultou em uma dívida de R$ 43 bilhões, não tenha responsáveis. Eles precisam não só aparecer como comparecer, e isso significa meter a mão no bolso e pagar com seu patrimônio o prejuízo que produziram.
Josias de Souza, colunista do UOL

O UOL News vai ao ar de segunda a sexta-feira em três edições: às 8h, às 12h com apresentação de Fabíola Cidral e às 18h com Diego Sarza. O programa é sempre ao vivo.

Uol