Ministro da Defesa quer identificar militares golpistas

Destaque, Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil

O ministro da Defesa, José Múcio Monteiro, afirmou ao blog nesta sexta-feira (22) que precisa saber os nomes dos militares que debateram planos golpistas para que, de fato, eles sejam punidos.

Segundo os jornalistas Bela Megale, de “O Globo”, e Aguirre Talento, do UOL, em delação, o tenente-coronel Mauro Cid, ex-ajudante de ordens de Bolsonaro, afirmou que militares de alta patente discutiram iniciativa golpista em reunião com o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) após o segundo turno das eleições de 2022. As informações também foram obtidas pelo blog.

“É preciso fulanizar para tomar providências”, disse Múcio. O ministro acrescentou que quer que os nomes citados por Mauro Cid na delação venham à tona para que as Forças Armadas possam agir.

Em outra frente a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) dos Atos Golpistas quer ouvir o general da reserva Augusto Heleno, ex-ministro do Gabinete de Segurança Institucional na gestão Bolsonaro, sobre o tema.

O colegiado também quer tomar o depoimento do ex-comandante da Marinha Almir Garnier Santos, que, segundo Cid, teria manifestado apoio a um plano golpista discutido em reunião com Bolsonaro.

Múcio disse ainda esperar que a CPI e o ministro Alexandre de Moraes, do STF, enviem ao Ministério da Defesa nomes dos militares envolvidos para que as medidas cabíveis possam ser tomadas.

G1