Moraes e Gilmar pedem a Lula Dino no STF

Destaque, Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Marcelo Camargo / Agência Brasil

Integrantes do Palácio do Planalto viram com desconfiança a “operação casada” dos ministros do STF Gilmar Mendes e Alexandre de Moraes em defesa da indicação do ministro da Justiça, Flávio Dino, para a vaga de Rosa Weber na Corte.

Na terça-feira (29/8), tanto Gilmar quanto Moraes foram até Lula para defender o nome de Dino no STF. O primeiro conversou com o petista no Palácio do Planalto. O segundo, em um jantar no Palácio da Alvorada, residência oficial do presidente.

A articulação causou estranheza no Planalto. Ministros e assessores presidenciais lembram que até bem pouco tempo os dois ministros do Supremo tinham outros candidatos. Gilmar defendia o presidente do TCU, Bruno Dantas. Moraes, o ministro do STJ Luís Felipe Salomão.

Para auxiliares de Lula que dão expediente no Planalto, a operação foi uma “jogada ensaiada” de Gilmar e Moraes para tentar emplacar um jurista do mesmo perfil de ambos no Supremo. O que não aconteceu com Cristiano Zanin, nome imposto pelo presidente da República.

Há também quem avalie que a articulação de Gilmar Mendes e Alexandre de Moraes visaria enfraquecer o atual ministro da Advocacia-Geral da União (AGU), Jorge Messias, nome defendido pelo PT e por uma ala do governo para a vaga de Rosa Weber.

Metrópoles