Alckmin quer ministério da Segurança
O vice-presidente Geraldo Alckmin defendeu no ano passado a recriação do Ministério da Segurança Pública, retirando a área da alçada da pasta da Justiça.
“Sou favorável à criação do Ministério da Segurança Pública. Segurança pública é uma preocupação no mundo todo”, disse ele durante seminário em abril de 2022, quando já havia sido indicado para compor a chapa presidencial ao lado de Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
O vice é filiado ao PSB, mesmo partido do atual ministro da Justiça, Flávio Dino, que é a principal voz contrária no governo à divisão da pasta.
O evento foi promovido pelo IREE (Instituto para Reforma das Relações entre Estado e Empresa). A fala de Alckmin foi depois reproduzido no livro “Por uma Segurança Pública Democrática, Cidadã e Antirracista” (editora Contracorrente), lançado em dezembro, de autoria de Benedito Mariano e Walfrido Warde.
“A segurança perpassa a questão da saúde pública, de salvar vidas, ela perpassa a questão educacional. Ela é extremamente abrangente. E por isso a necessidade de ter um ministério dedicado ao tema, com especificidade, com dedicação exclusiva, fazendo a grande articulação entre os níveis de governo –municipal, estadual e federal– e das várias áreas que devem compor um tema dessa magnitude”, disse Alckmin, na ocasião.
Folha de SP