Bolsonarista-bomba depõe amanhã em CPI distrital

Destaque, Todos os posts, Últimas notícias

O blogueiro Wellington Macedo de Souza, conhecido como “homem-bomba dos atos golpistas”, vai depor na Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do Distrito Federal nessa quinta-feira (5/10).

O bolsonarista foi condenado a 6 anos de prisão, em regime inicial fechado, por tentar explodir uma bomba perto do aeroporto de Brasília em dezembro de 2022.

Wellington acabou preso em 14 de setembro no Paraguai, após uma operação conjunta da Polícia Nacional paraguaia com a Polícia Federal (PF). O presidente da CPI da Câmara Legislativa, Chico Vigilante (PT), confirmou a oitiva dessa quinta.

“Está confirmada a presença do blogueiro Wellington Macedo de Souza, capturado no Paraguai e preso pela acusação da tentativa de explodir uma bomba nas proximidades do aeroporto de Brasília. O depoimento ocorrerá amanhã, às 10 horas, na CPI dos Atos Antidemocráticos da CLDF”, escreveu, nas redes sociais.

O blogueiro já compareceu à Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI), do Congresso Nacional, e ficou em silêncio, direito garantido pelo Supremo Tribunal Federal (STF) após pedido de habeas corpus preventivo protocolado pela defesa.

Condenação

Wellington Macedo já havia sido condenado pela 8ª Vara Criminal de Brasília a 6 anos de prisão. Ele responde a dois inquéritos na Polícia Civil (PCDF).

Segundo a Justiça, a condenação deve-se por “expor a perigo a vida, a integridade física ou o patrimônio de outro, mediante colocação de dinamite ou de substância de efeitos análogos em um caminhão-tanque carregado de combustível, bem como causar incêndio em combustível ou inflamável”.

O condenado quebrou a tornozeleira eletrônica dois dias após o episódio da bomba. Ele usava o equipamento desde outubro de 2021. Mesmo considerado foragido da Justiça, o blogueiro tentou entrar na cerimônia de posse do presidente do Paraguai, Santiago Peña.

Wellington havia sido preso em 2021 por estimular manifestações com pautas antidemocráticas, em 7 de setembro daquele ano, mas tinha sido liberado da prisão sob condição de usar a tornozeleira eletrônica 24 horas por dia.

Metrópoles