Não deixe o fascismo voltar
Quero fazer um alerta e peço que os destinatários dele considerem a hipótese de empreenderem alguma ação em relação a isso. A desmobilização da esquerda na internet, em relação à política local, é uma tragédia. Analistas estão prevendo uma mega derrota da esquerda na eleição do ano que vem. Dizem que a comunicação digital de Lula é ruim, mas o que está ruim é a disposição das pessoas progressistas nas redes, que simplesmente abandonaram o barco e foram cuidar da vida ou que ficam indiferentes aos assuntos ligados ao jogo político. O resultado disso pode ser um retorno a um passado recente que todos queremos esquecer.
Na imagem que ilustra esta mensagem, você pode ver a força da extrema-direita nas redes. É óbvio que em uma pesquisa equilibrada seria impossível a maioria esmagadora julgar Bolsonaro o melhor presidente que o Brasil já teve, como mostra enquete do portal Metrópoles, onde as enquetes são sempre mais favoráveis aos progressistas. Mas quando a extrema-direita se mobiliza, não tem para ninguém. E veja a facilidade com que os fascistas conseguiram vender a tese de que foi Bolsonaro que libertou brasileiros presos em Gaza, segundo a Quaest.
O que você pode fazer? Conversar com seu círculo de relações digitais. Pode usar à vontade estas considerações. Nem precisa dar crédito. O importante é que a militância progressista reaja enquanto é tempo. Na minha avaliação, um desastre eleitoral se avizinha em 2024. E só ocorrerá porque, não se sabe a razão, a esquerda passou a ignorar a política. Achou que está tudo dominado? Só pensa nas guerras da Ucrânia e da Palestina? Não se sabe. O que se sabe é que, a continuar assim, vamos ter problemas BEM maiores para pensar.
E será tarde demais. Quem avisa, amigo é.