Governo do Rio dará auxílio para famílias afetadas pela chuva
Foto: Gabriel Monteiro/Agencia O Globo
As famílias vítimas das enchentes no Norte e Noroeste do estado poderão a partir de quinta-feira se cadastrarem para receber o Cartão Recomeçar, lançado na tarde desta quarta-feira pelo governador Wilson Witzel no Palácio Guanabara. A iniciativa faz parte da Política Estadual de Proteção e Defesa Social e os cartões bancários serão destinados para a compra de materiais de construção e eletrodomésticos. Os valores são de R$ 5 mil para famílias desabrigadas e de R$2 mil para desalojadas.
Nas contas do governo do estado, 3.500 famílias estão nessa situação, das quais 500 ficaram desabrigadas por conta das chuvas. Num discurso de quase meia hora na presença de prefeitos das regiões Norte e Noroeste, Witzel chorou ao comentar o drama das duas regiões este ano.
— Eu fui lá ver de perto o que vocês sofreram, o que estão sofrendo — afirmou o governador, alvo de críticas após divulgar uma ligação com o vice-presidente Hamilton Mourão enquanto percorria as áreas afetadas.
A Política Estadual de Proteção e Defesa Social, assinada pelo governador e secretários, integra órgãos e ações e inclui planos de emergências para o enfrentamento de ocorrências com protocolos de alerta e alarme, o monitoramento das condições hidrológicas, meteorológicas e geológicas, além do programa Aluguel Social.
Witzel ainda anunciou reforço no quadro do Corpo de Bombeiros. Até o fim do mês, o governo promete enviar para a Alerj projeto de lei que permite jovens terem seu primeiro emprego nos quartéis. A ideia é integrar assim três mil militares temporários à corporação.